terça-feira, 9 de novembro de 2010

Beleza Mortal




As cores na natureza nem sempre estão relacionadas a beleza.Em alguns casos, elas são um claro aviso de perigo.
  As cores vivas e brilhantes dos sapos deste artigo garantem a eles trânsito livre pelas florestas tropicais em que habitam.
Esses sapos, conhecidos como poison dart frogs (em inglês) produzem toxinas que estão entre as mais potentes do reino animal e, uma espécie específica, conhecida como golden poison frog, ostenta o titulo de vertebrado mais venenoso do mundo.
Para não causar confusão, vale lembrar a diferença entre venenoso e peçonhento, já que esse último possui meios de inocular o veneno por meio de presas ou ferrões e o animal venenoso precisa ser tocado ou ingerido para o veneno fazer efeito.
Alguns fatos interessantes sobre esses animais:
1- O sapo recebeu o nome de poison dart frog, porque os índios da região usam sua toxina para envenenar as pontas dos dardos e flechas utilizados em suas caçadas.
P.Terribilis
2- Um único exemplar da variedade golden poison frog (Phyllobates Terribilis) e tão tóxico que apenas tocá-lo pode ser muito perigoso.Ele carrega veneno suficiente para matar até 20.000 ratos ou 10 pessoas.
3- A espécie está espalhada pela América Central e parte da América do Sul mas, o P.Terribilis é endêmico a uma região da Colômbia.
4- Esses sapos, quando capturados, perdem sua toxidade ao longo dos anos, pois fica privado de sua alimentação natural à base de formigas, cupins e outros insetos de onde extraem os alcalóides necessários para a produção do veneno.Os sapos nascidos em cativeiro não são tóxicos.
5- A batracotoxina é muito rara e só é encontrada na variedade golden poison frog.Curiosamente dois pássaros venenosos (isso mesmo, pássaros venenosos) da distante Papua Nova Guiné também produzem essa toxina.Um deles, já foi postado aqui no blog.
6- Existe apenas um predador para esses anfíbios.A cobra Liophis Epinephelus consegue resistir até mesmo ao P.Terrbilis, apesar de não ser completamente imune.
7- A batracotoxina não se deteriora facilmente nem mesmo quando transferida para outras superfícies.Há registros da morte de galinhas e cachorros que tiveram contato com uma toalha de papel tocada pelo sapo.
Vejam a seguir uma coleção de fotos de algumas variedades do belo e perigoso poison dart frog.

Animais Venenosos

Coloridos e Perigosos

Saiba mais sobre diferentes animais venenosos.
Quase todos os animais precisam caçar para comer. Ao mesmo tempo, têm de ficar atentos para não virar lanche de outros bichos. Por causa disso, muitos são equipados com chifres, dentes ou garras. Alguns também se protegem fugindo, pois correm eu nadam bem. Mas existem animais com um jeito especial de garantir sua sobrevivência: são venenosos. Em geral, eles não contam com outros recursos de defesa e não gostam de briga, fugindo diante do perigo. Esses bichos estão divididos em dois grupos: venenosos e peçonhentos. Os primeiros têm no corpo substâncias tóxicas, mas não injetam no inimigo. È o caso dos sapos. Já os peçonhentos, como cobras e aranhas, têm estruturas que inoculam veneno.

Sapos e Rãs
Belas e Feras
Todos os sapos produzem substâncias tóxicas. Já as rãs raramente são venenosas, mas algumas que vivem na América Central e do Sul estão entre os animais venenosos do mundo. As suas cores vibrantes são um aviso: o animal que toca nelas pode ficar paralisado e morrer em poucos segundos. A rã mais venenosa é chamada de sapinho-ponta-de-flecha, pois índios da Colômbia usam o veneno dela na ponta de flechas nas suas caçadas.

Polvo de anéis azuis
Alerta
O polvo de anéis azuis é do tamanho de uma bola de bilhar e parece inofensivo. Mas, se percebe alguma ameaça, seu corpo fica coberto de manchas azuis que são um aviso para o inimigo. Se ficar acuado, ele morde o atacante e libera um veneno muito forte pela saliva. Esse polvo vive em águas quentes e rasas da costa da Nova Guiné, da Indonésia, das Filipinas e do Japão.

Baiacu
É um balão? não, é um peixão!
Quando pressente algum perigo, o baiacu engole muita água e se infla para parecer maior. Se o predador não desistir, vai ter uma péssima surpresa: ele é venenoso. Algumas espécies, além do veneno, possuem espinhos. Os baiacus geralmente nadam devagar e vivem em locais onde há muitos outros animais em busca de alimentos.

A Vespa do mar
Poder Máximo
A vespa do mar é uma água viva e tem o veneno mais poderoso. O animal que toca em seu corpo é atingido por milhares de agulhas microscópicas, cheias de veneno poderosíssimo. Existem vespas-do-mar no Brasil, mas as mais perigosas são as que vivem na Austrália.

Peixe Escorpião
Segredos do Mar
Uma das espécies marinhas mais perigosas é o peixe-escorpião. Ele possui espinhos que são como agulhas e injetam veneno quando um predador encosta em seu corpo. Outro que mete medo é o peixe pedra da Austrália, que se camufla entre recifes e libera veneno se for tocado.

Você sabia que
- O besouro-bombardeiro solta gases venenosos que afastam seus caçadores? O cheiro é horrível, mas o veneno não é muito forte.
- Existe uma ave venenosa? É o pitohui, que vive na Nova Guiné.
- A cobra mais venenosa do Brasil é a coral?
- O ornitorrinco é mamífero e possui veneno? Os machos têm um esporão na pata traseira que injeta veneno.

Importante: Não se aproxime de animais venenosos e, se encontrar um deles, avise seus pais e saia de perto. Se encostar sem querer em algum deles ou for picado, não toque no local ferido e procure um médico.